top of page

O que é bitcoin?

Legendado (we use coins)
Dublado (mercado bitcoin)

Coisas importantes que você precisa saber sobre Bitcoin

O Bitcoin é uma moeda descentralizada:

- O Bitcoin não tem um dono. Não tem uma empresa, um banco ou um governo no comando.

- As transações de Bitcoin são irreversíveis. Isso significa que ninguém, incluindo bancos ou governos, pode impedi-lo de enviar ou receber bitcoins com qualquer outra pessoa, em qualquer lugar do mundo.

- Com esta liberdade vem a grande responsabilidade de não ter qualquer autoridade central para reclamar se algo der errado. Só transfira seus Bitcoins para pessoas (lojas, empresas, etc) confiáveis, revise as informações (quantia, endereço das carteiras, etc) antes de realizar uma transferência e só transfira seus bitcoins quando tiver certeza de que tudo está correto.

 

 

 

 

 

Carteiras

- Carteiras: antes de escolher uma carteira você precisa saber que existem 5 tipos de carteira, conhecidos como hardware, desktop, mobile, web, extensão do google chrome e de papel. As diferenças não se dão somente aos tipos de carteiras. Os 2 detalhes mais importantes para se preocupar são a segurança e a relação de quem está no controle das chaves privadas.

- Alguns serviços de carteira Bitcoin agem mais como bancos, pelo fato deles também terem acesso as chaves privadas dos usuários. Se você optar por usar um desses serviços, esteja ciente de que, apesar desses serviços facilitarem sua vida em alguns pontos, você está completamente à mercê deles com relação à segurança de seus bitcoins. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pesquise bem a reputação das empresas antes de usar um serviço desse tipo.

- Outras permitem que o usuário seja responsável por suas próprias chaves privadas. Isso significa que ninguém no mundo inteiro pode acessar sua conta sem sua permissão. Isso não é necessariamente uma coisa boa pois, além da maioria das carteiras deste tipo serem para usuários mais avançados, isso também significa que ninguém pode ajudá-lo se você esquecer ou perder suas chaves privadas.

- Além das anteriores, ainda existem algumas que ficam responsáveis por suas chaves privadas mas não tem acesso diretamente a elas, suas chaves privadas são encriptadas e a única maneira de acessa-las é com sua senha. A maioria delas te da uma opção de backup.

- Se você for mexer com uma quantidade pequena de Bitcoin e não for segura-los por muito tempo, dê preferência a uma carteira que seja rápida e amigável, uma simples carteira web ja serve.

- Se você for mexer com uma quantidade grande de Bitcoins, o ideal é dividir seus Bitcoin entre diversas carteiras e de tipos diferentes, desse modo por mais que você perca o conteúdo de uma carteira você ainda terá bitcoins guardados em outras. Nesse caso dê preferencia as carteiras de papel, hardware, mobile ou desktop, as carteiras web não são indicadas para grandes quantidades e muito menos para hold.

Valor do Bitcoin

- O Bitcoin é limitado a 21 milhões, ou seja, quanto maior o número de pessoas usando Bitcoin maior será a procura e como a oferta é limitada o valor do Bitcoin tende sempre a subir.

- Em 2011 o Bitcoin no seu melhor momento chegou a aproximadamente R$ 40,00, no final de 2020 seu valor chegou a mais de R$ 150.000,00.

- Alguns especialistas e entusiastas acreditam que no futuro o Bitcoin pode chegar a valores astronômicos. Os mais otimistas dizem que pode chegar ao valor de 1 dólar por satoshi, ou seja, 1 bitcoin teria o valor de 100 milhões de dólares.

- Alguns pessimistas e/ou difamadores da moeda, insistem em dizer que Bitcoin é uma bolha e sempre que ocorre uma queda no valor eles falam que o Bitcoin "morreu", acabou, etc. O fato é que pela própria natureza da moeda, as vezes ela se comporta como uma bolha, mas é só um comportamento e pelo histórico da moeda, pode-se chegar a conclusão de que ela não vai "morrer" tão cedo.

- Apesar do Bitcoin por si só ser uma moeda inovadora, na verdade o grande potencial do Bitcoin está na tecnologia do blockchain, que tem funções que vão muito além de moedas e mercados financeiros.

- É comum o valor do Bitcoin ser diferente entre um país e outro. Além do fato do Bitcoin não ter um valor oficial, por ser uma moeda descentralizada, e do valor do cambio entre as moedas fiat (dólar e real pro exemplo), ainda temos a questão da oferta e da procura. Por não ter um valor oficial, as vezes há uma grande diferença no valor entre as exchange de um mesmo país, isso se deve ao fato de que, se uma exchange não tem volume suficiente, as ordem ficam travadas, fazendo com que o preço fique mais alto ou mais baixo do que em outras exchange com maior volume.

Compra e venda de Bitcoin

- A maneira mais fácil de comprar Bitcoin é através de uma exchange. O sistema é simples, você cria uma conta na exchange, depois deposita uma quantidade em Reais na conta bancaria da exchange ou deposita uma quantidade em Bitcoin na carteira da exchange e depois que o deposito for aprovado você pode comprar ou vender seus Bitcoins. Não use a exchange como carteira e tenha em mente que a exchange, assim como qualquer outra empresa no mundo, pode falir, fechar as portas e não ter como devolver seu dinheiro ou simplesmente sumir com o dinheiro de todos os usuários. Se for usar esse tipo de serviço pesquise bastante sobre a reputação e confiabilidade da empresa prestadora de serviço.

- Outra maneira é comprar via p2p, ou seja, diretamente de outro usuário. Essa maneira pode ser muito segura por um lado mas pode ser muito perigosa por outro, ja que a segurança da compra e da venda depende somente dos usuários envolvidos. Só compre e venda Bitcoin via p2p para quem você conhece ou para pessoas que sejam indicadas por pessoas de sua confiança. Desconfie de quem não quiser passar formas de contato em que se pode confirmar a identidade do mesmo.

- Existem outras maneiras de se comprar Bitcoin, alguns serviços de carteira também vendem Bitcoin, mas normalmente o serviço é apenas para alguns países. Existem formas de comprar usando o paypal, como por exemplo alguns sites de games em que você pode fazer um deposito pelo paypal, trocar seu dinheiro pela moeda do site e depois retirar em Bitcoin, o caminho inverso também pode ser feito.

Bitcoin não é completamente anônimo

- Como todas as transações do Bitcoin são armazenadas em um ledger público conhecido como blockchain, as pessoas podem ser capazes de vincular sua identidade a uma transação ao longo do tempo. Algumas empresas oferecem várias ferramentas, como mixer Bitcoin para ajudar a alcançar uma maior privacidade.

- Hoje a maioria das carteiras Bitcoin oferecem um serviço que após algum tempo ou após cada transferência, elas geram um novo endereço Bitcoin para você. Vale lembrar que todos os endereços gerados continuam funcionando mesmo depois de um novo ser gerado.

Transações não confirmadas

- Já houve um tempo em que as transações eram confirmadas em alguns segundos, já houve um tempo que, em alguns casos, as transações demoravam horas ou até mesmo dias para serem confirmadas. O tempo de confirmação pode variar por diversos fatores, como por exemplo a quantidade de transações na rede.

- As transações Bitcoin são vistas por toda a rede e são registradas no ledger mundial Bitcoin chamado blockchain.

- A cada dia que passa o Bitcoin se torna mais seguro e fica cada vez mais improvável que ocorra algum erro durante uma transação, por tanto pode ficar tranquilo que se sua transação foi registrada na rede, é quase impossível ela não ser confirmada.

- Outra coisa que pode variar bastante é a taxa por transação, dependendo do tipo de carteira que você estiver usando, você pode escolher o valor da taxa que quer pagar. Normalmente quanto menor o valor da taxa, maior será o tempo de espera até a transação ser confirmada. Em serviços de carteira online por exemplo, não costuma ter essa opção, a taxa é regulada pelo próprio serviço para que a transação sempre seja confirmada no menor tempo possível, o que pode levar a uma taxa elevada.

- Essa taxa é paga aos mineradores, que confirmam que a transação não é falsa. Esse é um dos motivos do Bitcoin ser extremamente seguro.

BTC, dBTC, cBTC, mBTC, µBTC/bits e satoshi

- São siglas que facilitam o entendimento das quantidades de frações de Bitcoin.

Valores:

BTC - 1 BTC = 1 Bitcoin.

dBTC - 1 dBTC = 0.1 bitcoin

cBTC - 1  cBTC = 0.01 bitcoin

mBTC - 1 mBTC = 0.001 bitcoin

µBTC/bits - 1 µBTC = 0.000001 bitcoin

Satoshi - 1 satoshi = 0.00000001 bitcoin

1 Bitcoin vale:

1 BTC

10 dBTC

100 cBTC

1,000 mBTC

1,000,000 µBTC/bits

100,000,000 satoshi

Valor aproximado do Bitcoin em tempo real:

O que são Altcoins

- Altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. Em um primeiro momento as Altcoins surgiam a partir de bifurcações (fork) do código fonte do próprio Bitcoin, com o intuito de modificar alguns parâmetros internos da rede, adicionar novas características e testar novas ideias e tecnologias.

-Conforme os anos se passaram o surgimento de novas tecnologias blockchain, novos algoritmos de mineração, novas tecnologias de assinatura de transações e etc, aumentaram ainda mais o numero de Altcoins. Inclusive, ja existem serviços completamente amigáveis em que você pode criar sua própria moeda.

-Hoje ja existem no mínimo 2000 Altcoins (chutando bem baixo), só no coinmarketcap.com se tem registro de 1344 criptomoedas (este número pode estar desatualizado). Esses números são difíceis de se conseguir pois existem muitas moedas que não tem objetivo nenhum e, consequentemente, nenhum valor. Os criadores fizeram por pura diversão, como é o caso da moeda brasileira Dilmacoin. Ou fizeram para um projeto que ja foi finalizado, como é o caso da Bitchcoin (sim Bitchcoin), que foi uma moeda digital criada por um artista e que a única função da moeda é comprar as obras dele.

Algumas altcoins populares são:

- Ethereum - ETH

- Monero - XMR

- Dogecoin - DOGE

- Litecoin - LTC

- Dash - DASH

- Zcash - ZEC

- Ethereum Classic - ETC

- Bitcoin Cash - BCH

- Bitcoin Gold - BTG

bottom of page